"Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, seu amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos". Pablo Neruda

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Curso de escalada e Huayna Potosi

opa... de volta a La Paz depois de cinco dias na montanha: 3 dias de curso de escalada no gelo, e 2 dias de ascensao ao Huayna Potosi...

comecando a brincadeira, no dia 13 saimos de La Paz rumo ao refugio campo base do Huayna Potosi, a 4700m de altitude... nesse primeiro dia, fomos a um glaciar perto do refugio pra praticar uso de crampons e piquetas... tudo muito divertido, mas no final do dia, caminhando de volta para o refugio, a altitude comecou a pegar no meu pe... senti uma dor de cabeca bem forte, falta de ar, e quase sem energia... mal conseguia andar de volta... comi bastante no janta, e dormi com um pouco de dificuldade por causa da dor de cabeca...

processo de aclimatacao fechado, os dois dias seguintes, estava me sentindo muito bem, mais forte, sem dores de cabeca e faltas de ar... ficamos no mesmo glaciar, praticando progressao em glaciares e tecnicas de resgate... nosso guia sempre disponivel para duvidas, e com bastante experiencia em montanhas (25 anos de guia),,, hehe,,,,

terminado o curso, passamos pra brincadeira de gente grande... subir o Huayna Potosi, com seus 6088 metros de altitude... no dia 16/06, subimos para o acampamento alto a 5130 mts... caminhadinha de duas horas sobre rochas soltas, mas sem maiores problemas... com tres dias dormindo a 4700m, parecia que a aclimatacao estava em alta... me sentindo muito bem, jantei as 17:00 e fui dormir...

acordamos as 00:30, preparamos a parafernalia, e saimos para o ataque ao cume as 01:30... estava me sentindo o super-homem subindo a montanha, muito bem aclimatado, hidratado, bla bla bla... ateh que aos 5800 metros, comeca uma ventania desenfreada, um frio do cao, e a altitude me pegou... de uma hora pra outra minha energia simplesmente acabou... o guia e o outro brasileiro da cordada me incentivaram, e mesmo parando a cada 5 minutos para recuperar o ar, morrendo de exaustao, fizemos cume as 6:30...

enfim, coisas da altitude... nao foi a escalada que eu imaginava, e psicologicamente me abalou muito, porque estava muito confiante que a aclimatacao tinha sido bem feita e que eu estava em plenas condicoes fisicas de passear na montanha... subestimei a montanha e me dei mau.. com certeza vai servir de licao pra proxima!!!

estou em La Paz agora, me recuperando da peleja (5 dias na montanha sem banho, com direito a perder uns 5kg por causa do esforco na altitude), e pensando no proximo desafio: Pequeno Alpamayo...

em breve dou mais noticias dos planos...

2 comentários:

  1. Parabéns pelo cume, Rafa!!! A montanha realmente ensina mta coisa pra gente... Somos mto pequenininhos...

    Pati

    ResponderExcluir
  2. ei meu lindo,
    parabens pelo cume, que orgulho de você!

    e como assim perdeu 5kg na montanha??


    to morrendo de saudade de você

    beijo enorme

    ResponderExcluir