"Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, seu amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos". Pablo Neruda

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aclimatação - Uyuni

Pra ajudar no processo de aclimatação, o planejamento é chegar em La Paz uma semana antes do curso. A intenção é dar tempo para o corpo se adaptar à altitude antes de ir para a montanha.


Quando fui para Bolívia em 2008, um dos lugares que estavam na lista, mas que por motivos de tempo não consegui conhecer foi Uyuni.


Algumas informações do Wikipedia sobre o local:



"Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km². Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o salar também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura."

O "tour" completo pelo salar pode ser feito a partir da cidade de Uyuni, e dura 4 dias. É feito em veículos 4x4 e atravessa o salar, retornando para Uyuni após o final do passeio.



Fica aí a dica. Espero que funcione como um bom passeio para a aclimatação... hehe... claro que aliado às boas e velhas "hojas de coca"...

Um comentário: