"Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, seu amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos". Pablo Neruda

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aclimatação

Uma importante parte de qualquer expedição na altitude é a aclimatação. Resumindo, quando nos expomos ao ambiente de altitude, nosso corpo inicia um processo de adaptação que dura alguns dias ou até semanas (em algumas pessoas mais lentamente que outras), que acontece como uma resposta ao ambiente com pouco oxigênio e pressão atmosférica mais baixa.

Para quem quer maiores informações, sugiro a leitura do artigo: ACLIMATAÇÃO DE VERDADE (http://altamontanha.com/colunas.asp?newsID=1268)

A estratégia de aclimatação é a parte menos divertida mas uma das mais importantes (se não a mais) para o sucesso da expedição. Ela consiste em limitar o ganho de altitude por dia, muitas vezes adotando a estratégia de "subir alto e dormir baixo" para enganar o corpo e estimular o processo de adaptação mais rapidamente. Além disso, alguns dias de descanso são essenciais para a recuperação física do corpo.

Portanto, é um período em que se perde o foco principal da expedição, o cume, e pensa-se em estimular ao máximo a adaptação. O preço para uma má aclimatação são os velhos conhecidos edemas (cerebral e pulmonar), entre outras complicações, que podem levar à morte.

Por tudo isso, reservei alguns dias de descanso e alguns dias de sobe alto e dorme baixo pra buscar uma melhor aclimatação, principalmente levando em conta que em 2010 sofri bastante com a altitude na Bolívia.

Planejamento então inicialmente é esse:

1o dia: Campo Vegitas (3200m)
2o dia: Campo Piedra Grande (3600m)
3o dia: Subida ao Cerro Adolfo Calle (4270m) e volta ao Campo Piedra Grande
4o dia: Campo Salto (4200m)
5o dia: Dia de descanso no Campo Salto

Do sexto dia em diante, vou me adaptar às situações. Terei mais 4 dias na montanha para escolher entre subir somente o Plata, ou tentar outras montanhas próximas (Rincon ou Vallecitos).

Campo Salto (4200m)

Nenhum comentário:

Postar um comentário