Depois do espanco que tomei na altitude no ano passado, apesar de achar que estava em minha melhor forma física de todos os tempos, me limitei à minha insignificância e percebi que preciso treinar mais.
Este ano comecei a todo vapor (malhando, correndo e escalando), pra poder conseguir escalar todas as montanhas que estão na lista.
A idéia é pegar pesado esse ano nas caminhadas, escaladas de parede, travessias, escaladas esportivas, pra treinar o psicológico e o físico pra aguentar a altitude no ano que vem. E ano que vem, elaborar um treinamento mais específico pra alta montanha, com caminhadas mais longas e com mochila pesada nas costas.
Planejamento de (muito) longo prazo, mas que acredito vai fazer toda diferença quando estiver acima dos 5000m. Além disso, dizem que quando se vai à altitude pela segunda vez, normalmente o corpo demora menos para se aclimatar por causa da famosa "memória fisiológica", já que meu corpo já esteve na altitude e agora já sabe o que precisa fazer para se adaptar. Vivendo e aprendendo né!
Resumindo, treino básico envolve:
- Corrida 40 minutos 2x por semana
- Musculação 2x por semana
- Treinamento escalada 2x por semana
- Escaladas fins de semana e feriados
- Travessias feriados
Algumas montanhas e travessias importantes para este ano:
- Pico das Prateleiras
- Travessia Serra Fina
- Escalavrado
- Pedra do Baú
- Travessia Lapinha-Tabuleiro ida e volta
- Escalada de parede no Rio de Janeiro
Além disso, muita escalada nos fins de semana aqui pelos arredores de BH.
Vou tentar pegar firme na preparação esse ano, pra já começar o ano que vem em ritmo bem forte, e chegar muito bem fisica e mentalmente no Peru pra encarar a altitude de novo.
Normalmente as escaladas e caminhadas, faço junto com um grupo de amigos aqui de BH. Recentemente fizemos um blog pra registrar as andanças: http://www.frangosescaladores.blogspot.com/ . Lá estão os detalhes de cada escalada e caminhada.
Oi Rafael ! Só uma dica: não existe essa tal de "memória fisiológica" para o processo de aclimatação à altitude... é... mas o lado bom é que psicologicamente você certamente já estará mais preparado para quando voltar a altitude pela segunda (ou n-ésima) vez... Tecnicamente cada vez que nos expomos ao ambiente de altitude, o corpo precisa recomeçar o zero a resposta fisiológica de produção de hemácias, etc... mas é claro que o nosso psicológico já fica "preparado", o que é um grande alívio.. abs !!
ResponderExcluirfala Davi... então, na teoria ouvi falar bastante da tal memória fisiológia... mas ninguém conseguiu me explicar cientificamente o que realmente acontece... o que me disseram é que a primeira vez que o corpo é exposto à altitude ele demora mais que o normal para se adaptar, e que nas próximas vezes seria mais fácil... mas o que você disse é fato, psicológicamente será bem mais fácil a adaptação... valeu pela força!
ResponderExcluir