Além disso, o Cordon del Plata é conhecido pela baixa dificuldade técnica das vias normais de suas montanhas, e por isso é muito frequentado também por montanhistas com pouca experiência em alta montanha e que buscam aprimorar suas habilidades na altitude. A falta de grandes glaciares e a pouca neve durante o verão o tornam perfeito para os novatos experimentarem seus corpos no ar rarefeito, permitindo que o cume seja acessado através de uma longa e íngreme caminhada.
Face sul do Cerro Plata após um inverno com pouca neve |
A rota normal é normalmente acessada a partir de Mendoza, e para se chegar ao cume usualmente faz-se 2 ou 3 acampamentos intermediários antes do ataque:
- Las Veguitas (3200m) ou Piedras Grandes (3600m)
- Salto (4200m)
- La Hoyada (4660m) - opcional
O ataque ao cume é uma longa e íngreme caminhada de aproximadamente 6 horas de subida e 4 horas de descida, portanto uma boa estratégia é acordar cedo e iniciar a subida antes do sol nascer, para evitar as frequentas viradas no clima que acontecem com frequência na região nos períodos da tarde.
Apesar de muitas vezes citado e graduado como uma montanha de nível fácil, o Cerro Plata é uma montanha de 6000m! Além de toda a logística necessária para ficar quase 1 semana na montanha, somam-se todas as incertezas de uma alta montanha, como o clima bem frio e os efeitos da altitude e, portanto, a preparação e utilização dos corretos equipamentos e vestuário são essenciais para uma subida e descida seguras.
Face sul do Aconcágua vista a partir do cume do Cerro Plata |
Fontes de referência:
http://www.summitpost.org/cerro-plata/151992
http://rumos.net.br/rumos/rumo.asp?cdNot=5&
Nenhum comentário:
Postar um comentário