Para quem quer maiores informações, sugiro a leitura do artigo: ACLIMATAÇÃO DE VERDADE (http://altamontanha.com/colunas.asp?newsID=1268)
A estratégia de aclimatação é a parte menos divertida mas uma das mais importantes (se não a mais) para o sucesso da expedição. Ela consiste em limitar o ganho de altitude por dia, muitas vezes adotando a estratégia de "subir alto e dormir baixo" para enganar o corpo e estimular o processo de adaptação mais rapidamente. Além disso, alguns dias de descanso são essenciais para a recuperação física do corpo.
Portanto, é um período em que se perde o foco principal da expedição, o cume, e pensa-se em estimular ao máximo a adaptação. O preço para uma má aclimatação são os velhos conhecidos edemas (cerebral e pulmonar), entre outras complicações, que podem levar à morte.
Por tudo isso, reservei alguns dias de descanso e alguns dias de sobe alto e dorme baixo pra buscar uma melhor aclimatação, principalmente levando em conta que em 2010 sofri bastante com a altitude na Bolívia.
Planejamento então inicialmente é esse:
1o dia: Campo Vegitas (3200m)
2o dia: Campo Piedra Grande (3600m)
3o dia: Subida ao Cerro Adolfo Calle (4270m) e volta ao Campo Piedra Grande
4o dia: Campo Salto (4200m)
5o dia: Dia de descanso no Campo Salto
Do sexto dia em diante, vou me adaptar às situações. Terei mais 4 dias na montanha para escolher entre subir somente o Plata, ou tentar outras montanhas próximas (Rincon ou Vallecitos).
![]() |
Campo Salto (4200m) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário